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Escoteiros do Amazonas disponibiliza edital informativo do ARPE e ARSEGUIA 2017


23 de agosto de 2017


Acesse aqui o edital completo e as fichas de inscrições 

 

BOLETIM 01
Versão 1.8.2017
INFORMAÇÕES GERAIS

1. O EVENTO
O Acampamento Regional de Patrulhas Escoteiras (ARPE) e o Acampamento
Regional de Sênior e Guia (ARSENGUIA) são duas (02) atividades específicas
reunindo representantes de todo o Estado do Amazonas que acontecerão
simultaneamente e que destina-se aos jovens membros dos Ramos Escoteiros e
Sênior com o acompanhamento e apoio dos adultos voluntários membros da
União Escoteiros do Brasil, Região do Amazonas que estejam vinculados a
Unidade Escoteira Local (UEL) e que estejam ativos no Movimento Escoteiro, com
a obrigatoriedade do Registro Institucional correspondente ao ano de 2017.

2. DATA E LOCAL
Data: 17, 18 e 19 de Novembro de 2017 – (Sexta, Sábado e Domingo)
Local: ECOFOREST ADVENTURE – BR 174 Km 39 – Manaus/AM
3. PROPOSTA EDUCATIVA
A proposta educativa desta Atividade Regional está fundamentada nos Propósitos
e nos Princípios do Movimento Escoteiro que contribui para a formação de
pessoas comprometidas com a comunidade, como cidadãos responsáveis e úteis.
Pretendemos que o ARPE e o ARSENGUIA ofereça a oportunidade para que os
jovens vivenciem experiências educativas junto à natureza, exploração,
superação, aventura e novos desafios, oportunize a integração e o diálogo, além
de servir como um ambiente de amizade, integração, se convertendo em um
espaço para informar, conscientizar e comprometer os participantes em ações
que ajudem na construção de um mundo melhor.
Cinco princípios fundamentais permearão o programa do ARPE e ARSENGUIA:
 Fortalecimento da vida em equipe durante as atividades e aspectos da vida
no acampamento;
 Experiências que estimulem o jovem a refletir sobre os Valores do
Escotismo, seu compromisso com o futuro, reconhecendo os desafios
enfrentados na atualidade, motivando-os para o desenvolvimento de ações
concretas (agir para mudar a maneira como vivemos);
 Desafiar a pensar diferente, vivenciar novas e relevantes experiências;
 Estimular um ambiente inclusivo, onde as manifestações de diversidades
são respeitadas;
 Atividades junto à natureza, com características tipicamente escoteiras.

 

4. PROGRAMA DE ATIVIDADES
O programa do ARPE e do ARSENGUIA será composto pelos seguintes módulos e
atividades:
 Cerimônia: Incluindo as cerimônias de abertura e encerramento;
 Atividades Noturnas: Jogos e Fogo de Conselho
 Módulo da Aventura Escoteira: Diversão e aventura incluindo atividades
de cordas, pista de obstáculos, arco e flecha, canoagem, tirolesa, slack
line e trilha ecológica
 Módulo de Jogos: Jogos típicos escoteiros;
 Módulo de técnicas mateiras: Utilização de técnicas tipicamente
escoteiras, tais como nós e amarras, pioneirias, rastreamento, orientação,
comida mateira, etc.

 

5. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ACAMPAMENTO
a) Responsabilidades, Coordenação e Organização do evento: A
responsabilidade do evento é da União dos Escoteiros do Brasil – Região
Escoteira do Amazonas. O evento é supervisionado pela Direção da Região
Escoteira do Amazonas e Coordenada por uma Comissão indicada por ela,
composto pelos Coordenadores dos Ramos e por escotistas de diversos
grupos escoteiros.
b) Abertura do Campo, Recepção e Fechamento do Campo: O campo
estará aberto para acolhimento das delegações a partir das 16h00 do dia
17/11/2017 (sexta-feira) e deverá estar totalmente desocupado até às
17:00h do dia 19/11/2017 (domingo);
c) Credenciamento: O credenciamento será feito a partir das 18h00 às
20h00 do dia 17/11/2017 (sexta-feira). O escotista responsável por cada
patrulha na atividade deverá entregar as fichas de inscrição individuais
com as assinaturas dos Escotista (s) responsável (eis) pelos membros
juvenis no evento, assim como apresentar as autorizações dos pais e
fichas médicas atualizadas.
d) Aldeias e Subcampos: O campo será divido em duas Aldeias, sendo uma
do Ramo Escoteiro e outra do Ramo Sênior. A Aldeia do ramo Escoteiro
será composta por 20 subcampos, cada um contendo 01 patrulha
escoteira. A Aldeia do Ramo Sênior será composta por 15 subcampo, cada
um contendo 01 patrulha sênior.
e) Ramos e Tropas:
 Ramo Escoteiro: Cada Tropa será composta de no máximo 03
patrulhas cada com até 06 membros e 01 escotista para acompanhar e
orientar cada patrulha durante a realização do evento e mais outro (a)
escotista para apoio técnico, totalizando 22 pessoas.
 Ramo Sênior: Cada Tropa será composta de no máximo 02 patrulhas
com até 05 membros cada e 01 escotista para acompanhar e orientar a
patrulha durante a realização do evento e mais outro (a) escotista para
apoio técnico, totalizando 13 pessoas.
f) Área de Acampamento e material de campo: Cada Patrulha terá uma
área de 5X5 metros, onde deverão se instalar. Neste espaço, cada
patrulha deverá montar a sua cozinha onde serão realizadas as refeições
(café, almoço e jantar). Os materiais de campo, tais como toldo, mesas,
cadeiras, fogareiro, conservadoras, etc., deverão ser levados pelas
patrulhas.
g) Local do acampamento: O local disponibiliza de área para
acampamento, água potável, energia, banheiro com chuveiros e
bebedouro.
h) Fogueiras e iluminação: Somente será permitido acender fogueira nos
subcampos e em locais determinados pela coordenação do evento. A
iluminação das áreas de acampamento também poderá ser feita mediante
a utilização de lampiões, preferencialmente à pilha ou bateria.

 

6. ALIMENTAÇÃO NO ARPE E ARSENGUIA
 As Patrulhas irão preparar suas refeições no campo, permitindo um espaço
de convivência em equipe e o fortalecimento dos laços de patrulha. A
alimentação não está incluída no valor da taxa e deverá ser providenciado
por cada patrulha.
 Os Escotistas que estarão acompanhando os jovens e a Equipe de Serviço
terão sua alimentação incluída na taxa do ARPE e ARSENGUIA e será
servida em restaurante especifico. Os Escotistas e membros da ES
deverão levar seus pratos e talheres para a refeição.

 

7. EQUIPAMENTOS DE PATRULHA
As patrulhas deverão comparecer ao local do acampamento com o seguinte
material próprio:
 Barracas para pernoite de seus membros, separados por sexo. Os
escotistas devem pernoitar em barracas próprias para eles em local
definido pela coordenação;
 Toldo para montar cozinha, na medida preferencialmente de 3X3 m;
 Deverão confeccionar mesa e banquetas para montar cozinha e fazer
refeições (serão disponibilizados bambus para as mesmas);
 Deverão confeccionar fogão suspenso;
 Conservadora para manter alimentos frescos (a organização disponibilizará
gelo);
 Garrafa de água de 20 litros para ajudar no preparo de alimentação e
limpeza (no local existe água potável)
 Pratos e talheres para alimentação de toda a patrulha;
 Bacia para preparação e limpeza;
 Caixa de Primeiros Socorros.

 

8. SAÚDE E SEGURANÇA
a) Atendimento Médico: A organização do ARPE e ARSENGUIA manterá
uma equipe de primeiros socorros em todos os locais onde se faça
necessário. Casos que necessitem outro tipo de atendimento serão
encaminhados a rede hospitalar. Os participantes filiados a planos de
saúde ou com seguro-saúde devem levar suas credenciais.
b) Segurança: A segurança interna da área do acampamento estará a cargo
da equipe de segurança integrada por membros da Equipe de Serviços,
cuja principal responsabilidade será zelar pelo cumprimento das normas
do evento, para que se deve prestar plena cooperação. Seus integrantes
estarão devidamente identificados. O evento contará também com o plano
de segurança para prevenir e minimizar os sinistros e acidentes.

 

9. PARTICIPAÇÃO
As atividades específicas são destinadas a membros da União dos Escoteiros do
Brasil, Região do Amazonas que estejam vinculados a uma Unidade Escoteira
Local (UEL) e que estejam ativos no Movimento Escoteiro, com a obrigatoriedade
do Registro Institucional correspondente ao ano de 2017.
O ARPE irá abrir vagas para 150 (cento e cinquenta) vagas no total, sendo 120
para membros juvenis e 30 vagas para Escotistas. Cada grupo escoteiro só
poderá inscrever no máximo 18 escoteiros e/ou escoteiras (03 patrulhas com 6
elementos) e até 04 escotistas, totalizando 22 vagas.
O ARSENGUIA irá abrir vagas para 100 (cem) vagas no total, sendo 80 para
membros juvenis e 20 vagas para Escotistas. Cada grupo escoteiro só poderá
inscrever no máximo 10 seniores e/ou guias (02 patrulhas com 5 elementos) e
até 03 escotistas, totalizando 13 vagas.
Critério de participação no evento:
 Escoteiros ou Escoteiras: Nascidos entre 01/01/2006 a 17/11/2002
(deve ter completado, no mínimo, 11 anos até o dia 17 de Novembro de
2017 e não pode ter completado 15 anos antes do dia 17 de Novembro de
2017)
 Seniores ou Guias Escoteiras: Nascidos entre 01/01/2002 a
17/11/1999 (deve ter completado, no mínimo, 15 anos até o dia 17 de
Novembro de 2017 e não pode ter completado 18 anos antes do dia 17 de
Novembro de 2017)
 Escotista: Chefes e Assistentes dos Ramos Escoteiro ou Sênior
responsável pelo acompanhamento de cada patrulha. Possuam idade igual
ou superior a 21 anos na data de início do acampamento e que estejam
registrados na categoria “Escotista”, em seu cadastro no SIGUE; Possuam,
preferencialmente, experiência na condução de tropas dos Ramos
Escoteiro ou Sênior e no mínimo o Nível Preliminar;
 Equipe de Serviço: Escotistas ou Dirigentes que possuam idade igual ou
superior a 18 anos na data do início do acampamento, possuam no
mínimo o Nível Preliminar. A participação do membro da ES estará
condicionada às necessidades do evento e ao perfil estabelecido para a
função. Poderá ser previamente definido ou não, qual será o setor de
atuação do membro da ES no evento, de acordo com as necessidades do
evento. A ES será formada conforme indicação da Diretoria Técnica
Regional e Coordenação do Evento.
IMPORTANTE:
 Os integrantes da Equipe de Serviço deverão chegar no campo no dia
17/11/2017 (sexta-feira), até as 18h00, para receberem orientação e
treinamento específico sobre a sua função. Essa condição é OBRIGATÓRIA
e deverá ser observada pelo adulto no momento da indicação da
candidatura.
 Aos grupos que possuem patrulha feminina ou mista, é obrigado ter uma
escotista feminina conforme REGRA 142 (P.O.R 2013);
 As vagas remanescentes deverão ser preenchidas de forma equitativa e
paridade, distribuídas entre os grupos interessados;

 

10. INSCRIÇÃO
O período de inscrição será de: 20/08/2017 a 20/10/2017 e deverão ser
realizadas única e exclusivamente pelo SIGUE ADMINISTRATIVO na área de
EVENTOS. Cabe à diretoria do grupo juntamente com os chefes da seção, indicar
e os membros juvenis e os escotistas que participarão diretamente do ARPE e
ARSENGUIA para que o responsável pelo SIGUE ADMINISTRATIVO do grupo
escoteiro realize a inscrição de todos em um único lote;

 

11. TAXA E FORMA DE PAGAMENTO
O valor da taxa de inscrição é diferenciado:
 Membro Juvenil: R$ 50,00 (cinquenta reais)
 Adulto Voluntário: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)
Que poderá ser depositado ou transferido até o dia 21 de Outubro (Sábado)
na conta abaixo:
Banco do Brasil
Agência: 1862-7
Conta Corrente: 100812-9
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
CNPJ: 33.788.431/0009-70
O comprovante de depósito ou transferência bancária e lista de participantes
deverão serem encaminhados para os e-mails:
am.administrativo@escoteiros.org.br e am.escotismo@escoteiros.org.br
a) A taxa de inscrição tem a finalidade de cobrir os seguintes custos e
despesas:
 Atividade de forma geral do Programa de Atividades;
 Distintivo da atividade do ramo (ARPE ou ARSENGUIA) e certificado de
participação;
 Despesas operacionais, tais como a criação e confecção de materiais de
divulgação, taxas e custos bancários; materiais de escritório necessários
ao evento; aquisição de medicamentos; realização de obras, construções e
aluguéis de estruturas necessárias ao evento; aluguéis de equipamentos;
aluguel de áreas de acampamento e atividades; etc.
IMPORTANTE:
 A data limite para envio do comprovante de depósito ou transferência
bancária e das Fichas de Inscrições, contendo todas as assinaturas
digitalizadas, é até 21/10/2017 (sábado)
 O Diretor Financeiro de cada UEL será o responsável para recolher a (s)
taxa (s) do (s) participante (s), fazer o depósito ou transferência bancária
em lista única e enviar o comprovante para os e-mails acima juntamente
com a lista de participação do (s) seu (s) associado (s).

 

12. TRANSPORTE
Considerando a existência de diversas opções de deslocamento para o ARPE e
ARSENGUIA:
 Ficará a critério do participante, isoladamente, por patrulha ou em
conjunto com o grupo escoteiro definir o melhor meio e forma de
transporte;
 A organização do evento poderá comercializar com Agências de Turismo
espaços no site www.escoteirosdoamazonas.or.br, sem que isso
venha caracterizar recomendação de uso ou atestado de qualidade e
idoneidade das empresas divulgadas;
 A organização do evento não disponibilizará qualquer translado até o local
do ARPE e ARSENGUIA

 

13. USO DE IMAGEM
Os participantes do evento cedem à União dos Escoteiros do Brasil o direito de
uso de imagens, na forma de fotografias ou filmagens realizadas ao longo do
evento, para fins de promoção do Escotismo no Brasil. Com isso, a União dos
Escoteiros do Brasil passa a ter direito sobre o uso dessas imagens em materiais
gráficos e digitais em suas produções, seja o material destinado aos próprios
escoteiros, seja material promocional voltado à divulgação do Movimento
Escoteiro.

 

14. SEGURO DE VIAGEM/SAÚDE
Todo participante deverá contratar por sua conta, seguro de acidentes pessoais e
saúde abrangendo o período entre sua saída e retorno ao domicílio de origem,
caso deseje cobertura superior à disponível no seguro escoteiro, facultando a
todos os associados da União dos Escoteiros do Brasil.

 

 

15. PROCEDIMENTOS NÃO PREVISTOS
A Coordenação do ARPE e ARSENGUIA em conjunto com os representantes da
Diretoria Regional UEB-AM decidirão quanto a procedimentos não previstos no
presente documento ou qualquer excepcionalidade.
16. MAIS INFORMAÇÕES
Mais informações podem ser encontradas no site dos Escoteiros do Amazonas:
www.escoteirosdoamazonas.org.br ou contatar a Região Escoteira do
Amazonas:

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