Welcome to Escoteiros do Brasil - Amazonas   Click to listen highlighted text! Welcome to Escoteiros do Brasil - Amazonas
» » Grupo Escoteiro Chapada participa de mutirão ecológico em Manaus em parceria com a Prefeitura

Grupo Escoteiro Chapada participa de mutirão ecológico em Manaus em parceria com a Prefeitura


29 de julho de 2017


O 37º Grupo Escoteiro Chapada realizará neste sábado, 29/7, a partir das 9h, um mutirão ecológico com a finalidade de coletar resíduos e fazer o plantio de mudas num trecho de área de preservação permanente do Igarapé dos Franceses, que passa pelo conjunto Tocantins. A ação contará com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), que disponibilizaram mudas frutíferas, material educativo e a presença do grupo Garis da Alegria. A ação de plantio será feita por crianças, jovens e adultos voluntários, além dos pais dos escoteiros.

 

O mutirão acontecerá das 9h às 11h30 e já é a 27ª ação do tipo realizada pelo grupo, em consonância com os movimentos de escoteiros de todo o país. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelos escoteiros na cidade, uma vez que são parceiros da Semmas na missão de proteger o meio ambiente e sensibilizar as pessoas para a relevância do tema. “Nossa intenção é promover o fortalecimento da parceria com os diversos grupos de escoteiros em atuação em Manaus, para que possamos sempre contar com eles no trabalho de sensibilização ambiental”, explica.

 

A ação contará com o apoio do Arboriza Manaus, programa de arborização lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que já plantou mais de 20 mil mudas de árvores nas vias urbanas de Manaus.

 

Serão plantadas, nas margens do igarapé, 22 mudas de espécies frutíferas, como açaí, bacaba, ingá e biribá. De acordo com o engenheiro Francisco de Paula Luca, diretor-presidente do 37º Chapada, atualmente 85 crianças e jovens, de 6 a 18 anos, atuam no grupo. “Todos estarão engajados na ação, que contará também com a participação de dez adultos voluntários”, destaca. No Brasil, centenas de outros grupos estarão realizando ações similares em prol da melhoria da qualidade ambiental do lugar onde vivem.

 

“Escolhemos um tema e a app dentro do conjunto porque sabemos da importância da conservação dessa área e queremos que os jovens sejam multiplicadores dessa mensagem de conservação junto a outros moradores”, afirma. O local, segundo Francisco, é alvo do descarte irregular de lixo, sobretudo resíduos de obras. “Há 27 anos acontece essa ação em todo o Brasil, numa onda de solidariedade e atitude em prol da preservação ambiental, para desenvolver no jovem o respeito ao meio ambiente e áreas verdes protegidas”, explica. A área onde ocorrerá o mutirão fica na segunda etapa do Conjunto Tocantins. A Divisão de Educação Ambiental da Semmas estará no local fazendo a distribuição de material informativo e com a exposição sobre reaproveitamento de resíduos.

Fonte:http://www.manaus.am.gov.br/noticia/prefeitura-de-manaus-apoia-mutirao-ecologico-no-conjunto-tocantins/

 

 

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens
Click to listen highlighted text!